EDITORIAL

“Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, tampouco o homem.” Essa frase de Heráclito de Éfeso resume bem o que vivemos nos últimos oito anos, em especial, o momento em que estamos. Mesmo vivendo em um ambiente altamente dinâmico, tecnológico, incerto e ambíguo que foi acrescido de uma pandemia – e além das constantes mudanças no mercado financeiro, nos reinventamos, inovamos, nos adaptamos e, juntos, funcionários e cooperados, vencemos. É por tudo o que vivemos e realizamos que eu ouso afirmar: a Credicom não é mais a mesma. Claro, não falo aqui da nossa essência, muito menos dos nossos valores; mas do negócio, dos processos, da estrutura, do modelo de gestão e da percepção do cooperado, entre outros aspectos importantes que definem o destino de uma instituição financeira, seus resultados e o impacto que causará na sociedade.

funcionários e cooperados, vencemos. É por tudo o que vivemos e realizamos que eu ouso afirmar: a Credicom não é mais a mesma. Claro, não falo aqui da nossa essência, muito menos dos nossos valores; mas do negócio, dos processos, da estrutura, do modelo de gestão e da percepção do cooperado, entre outros aspectos importantes que definem o destino de uma instituição financeira, seus resultados e o impacto que causará na sociedade.

Acreditamos que a participação
nos resultados seja nosso
grande diferencial. Por isso,
passamos a divulgar as sobras
e a remuneração do capital
social em campanhas
institucionais, além
das abordagens comerciais.
O resultado dessa estratégia
já é evidente.

398 %     
ESSE NÚMERO REPRESENTA
O CRESCIMENTO DO RESULTADO
(SOBRAS) DA CREDICOM.

LEGADO DE 2013 A 2021

CREDICOM INVESTE EM DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
COMO BASE PARA EXPANSÃO DA COOPERATIVA E AVANÇO NA GESTÃO

Para manter-se em constante crescimento e evolução, a Credicom investe regularmente em capacitação para os seus mais de 400 funcionários e no aperfeiçoamento de sua estrutura organizacional. Ao longo dos últimos anos, a instituição intensificou os esforços nesse sentido e contratou grandes empresas para, com a equipe de desenvolvimento organizacional, desenvolver ações para alcançar a excelência em gestão e governança.

A princípio, o Coaching Executivo
foi implementado para a Diretoria
e a Superintendência e, depois, ampliado
para todo o corpo de gestores.
Os atendimentos realizados pelo Coaching
são individuais, e a duração do programa
é de um ano com cada profissional. Também
são realizados aulas e workshops em equipe.

Envolvendo toda a liderança da
Credicom, o Programa busca
reforçar os seguintes pilares:
Autoconhecimento, Liderança,
Cultura Organizacional, Gestão da
Mudança, Inovação, Transformação
Digital e Imersão Tecnológica.

CREDICOM MENSURA
A FELICIDADE
DOS SEUS FUNCIONÁRIOS
E AMPLIA BENEFÍCIOS

O tema está inserido no eixo “Qualidade de Vida” da Diretriz Nacional da Promoção Social do Sescoop e visa a contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho, tornando-o mais sustentável, seguro, saudável, feliz e produtivo.

Desde o lançamento do Programa com base nos resultados apurados dos questionários respondidos pelos funcionários, a cooperativa vem implantando diversas ações que contribuem para o clima organizacional e proporcionam qualidade de vida aos funcionários, impactando positivamente nos resultados da Credicom. Um ótimo exemplo de ação implantada a partir do Fic + Feliz foi a ampliação do benefício da bolsa de estudos. Para a cooperativa, é fundamental que os seus funcionários estejam satisfeitos e motivados. Por isso, a Credicom busca sempre estar atenta ás melhores práticas no que diz respeito ao plano corporativo de benefícios.

O benefício da bolsa de estudos, que já era oferecido para cursos de graduação, foi estendido também para programas de pós-graduação lato sensu, MBA e stricto sensu (mestrado e doutorado). Atualmente, 26 funcionários são beneficiados pelo programa, que totaliza 53 bolsas disponíveis.

CREDICOM conquista prêmio somoscoop

Nos últimos anos, o Sicoob Credicom tem recebido premiações importantes por sua atuação destacada no desenvolvimento de práticas de gestão. Em novembro de 2017, a cooperativa foi homenageada no evento Sescoop Excelência de Gestão – categoria Primeiros Passos para a Excelência, Faixa Prata, que reconhece nacionalmente as cooperativas que implementaram as melhores práticas de gestão e tiveram destaque em seus resultados socioeconômicos.

O presidente do Sicoob Credicom, Garibalde Mortoza, destacou a importância do trabalho desenvolvido na cooperativa: “Somos um time engajado e competente, que sempre busca os melhores resultados. Investimos em capacitação, na melhoria de processos, na comunicação e na responsabilidade social, entre outras áreas, sempre buscando a excelência em gestão. Estamos no caminho certo e trabalharemos unidos para avançarmos ainda mais”, disse.

MAIS DE 30 NOVOS ESPAÇOS PARA OS COOPERADOS

NOSSOS PRODUTOS

Amplo portfólio, ótimas opções

Desde a sua fundação como cooperativa de crédito, em 1992, até os dias atuais, muita coisa aconteceu. Graças ás grandes parcerias firmadas, á confiança do mercado e ao empenho dos funcionários e cooperados, a Credicom se transformou na maior cooperativa financeira da área de saúde do Brasil. Por isso, conta hoje com um ótimo e amplo portfólio, com serviços e produtos que oferecem alternativas diferenciadas para o atendimento das necessidades financeiras dos seus cooperados. Na Credicom, todos participam dos resultados e isso faz toda a diferença.

CRÉDITO RURAL
Crédito para custeio, investimento e comercialização.
INVESTIMENTOS: LCI, LCA E RDC CARÊNCIA
Seguros, rentáveis e com participação nos resultados.
CONSÓRCIOS
Aquisição de bens e serviços com planejamento, segurança e sem juros.
MAQUININHA SIPAG
O melhor negócio para vender, lucrar e crescer mais.
SICOOBCARD
Cartões de débito e crédito, MasterCard
e Visa, aceitos em milhares de estabelecimentos.
Agência digital
Mais agilidade e comodidade: o cooperado realiza as transações 100% on-line.
Linhas de crédito pessoal
As melhores condições para resolver imprevistos ou realizar sonhos.
PoupCap
O cooperado aumenta a reserva complementar
de futuro, realizando depósitos na conta capital.
Cobrança
Soluções completas que facilitam o controle
de contas a receber dos cooperados.

EM CONSTANTE EXPANSÃO

Desde sua fundação, há quase 30 anos, a Credicom
segue crescendo por meio da intercooperação e do seu
know-how na área da saúde, com destaque para atendimento
personalizado para produtos e serviços com condições melhores
do que o mercado não cooperativista e para a ampliação da
sua área de atuação. Passamos a oferecer, em 2021, operações
de câmbio pronto para nossa base cooperada. Estamos nos
preparando para iniciar, ainda, operações de financiamento de
comércio exterior – antiga demanda dos nossos cooperados.
“Mesmo em um cenário econômico adverso, provocado pela
pandemia da Covid-19, o cooperativismo tem apresentado
bons resultados, na contramão do que o mercado tem
apresentado em vários setores. A Credicom é uma das
cooperativas que têm aproveitado as oportunidades,
investindo em estratégias para o seu crescimento e
expandindo sua área de atuação”, ressalta Paulo César
Gomes Guerra, diretor de Expansão.
Só para ter uma ideia, em abril de 2021, a Credicom
ultrapassou a marca de R$ 290 milhões em operações
financeiras fora do estado de Minas Gerais, chegando a
25 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

CREDICOM REESTRUTURA ÁREA COMERCIAL
e implanta escritório ágil de gestão de projetos

A maior cooperativa financeira de Minas Gerais bateu recorde de sobras nos últimos oito anos, com crescimento expressivo em todos os seus principais indicadores. Mas, na Credicom, o ditado “em time que se ganha não se mexe”não é uma verdade.

“A área comercial da Credicom alcançou resultados
expressivos, aumentando significativamente a
carteira de crédito e a receita com outros produtos
– em especial o Consórcio, que cresceu mais
de 6.000%; passou a oferecer novas soluções,
ampliando seu portfólio, e desenvolveu uma
agência digital, entre outras grandes conquistas.
Mas, apesar disso, percebemos a oportunidade de
fortalecer o atendimento á pessoa jurídica, além
de alcançarmos todo o país”, destaca o diretor
comercial da Credicom, Josemar Moura.

Durante a execução dos projetos do portfólio, foi
realizada a medição do indicador NPS (Net Promoter
Score – que é o indicador de fidelidade e satisfação de
clientes). A pontuação média global obtida entre todos
os projetos em fase de planejamento do EAGP foi de 82,
equivalente á zona de excelência.

INAUGURAÇÃO DA SEDE ADMINISTRATIVA

Em dezembro de 2018, a Credicom celebrou mais uma grande conquista: a inauguração de sua nova sede. O prédio de 15 andares localizado na Avenida do Contorno, em Belo Horizonte, uniu toda a área administrativa em um único espaço, mais confortável e amplo, o que contribuiu para uma sinergia ainda maior entre os funcionários.
O auditório da nova sede do Sicoob Credicom recebeu o nome de Ronaldo Scucato, uma referência no cooperativismo brasileiro, que se dedica há mais de 60 anos a atividades ligadas ao setor. Já a sede administrativa foi batizada com o nome de Helton Freitas, idealizador e fundador da Credicom.

INSTITUTO SICOOB CREDICOM

Desde a sua fundação, em 1992, a Credicom vem expandindo suas atividades, firmando parcerias e desenvolvendo novos projetos para ampliar o leque de serviços e produtos específicos á disposição dos seus cooperados. Nesses 29 anos, a cooperativa sempre acreditou nas pessoas como agentes de transformação, investindo na educação e no cooperativismo como premissas para o desenvolvimento da sociedade.
Assim, buscando fortalecer, cada vez mais, o seu papel de agente transformador, o Sicoob Credicom aprovou, em assembleia realizada em dezembro de 2019, a criação do Instituto Sicoob Credicom, cujo objetivo é alinhar as diretrizes que sempre nortearam as práticas de responsabilidade social da cooperativa.

Além dos projetos de responsabilidade social, todas as ações do Instituto estão em consonância com o seu propósito. Para promover suas ações sociais, a cooperativa se inspira também na atuação de entidades renomadas do setor, como o Instituto Ethos e a Organização das Nações Unidas (ONU).

GRANDES NÚMEROS CREDICOM | 2013 A 2020

Os números de 2013 a 2020 refletem o resultado de um grande trabalho coletivo. A ideia que norteou a criação da Credicom foi promover prosperidade com justiça financeira para proporcionar aos cooperados, além dos ganhos financeiros, benefícios variados, com produtos específicos para atender ás necessidades dos associados. Nesses 29 anos de vida, a cooperativa cresceu, se consolidou, firmou parcerias sólidas e virou referência nacional no universo das cooperativas financeiras. As palavras crescimento e recorde passaram a fazer parte do cotidiano da Credicom, que soube se transformar para inovar e se desenvolver em um mercado de constantes mudanças.

Os resultados desses oito anos de gestão premiam todo o esforço de uma grande equipe, cada vez mais empenhada em fazer com que a Credicom permaneça na posição de destaque que ocupa hoje – fruto do grande diferencial comercial, da participação nos resultados, do atendimento consultivo e humano, das taxas de crédito competitivas e do nível de excelência nos serviços oferecidos. O caminho está traçado. Mesmo com essas conquistas, esse ciclo não se encerra aqui. O foco deve permanecer: aumentar a eficiência com inovação, sustentabilidade, ética e integridade.

GRANDES NÚMEROS CREDICOM | 2013 A 2020

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 2020